A vida noturna na Guarda inicia cedo, no entardecer, com famílias e amigos curtindo um som ao vivo no centrinho, geralmente tocado por mochileiros que vivem da música para viajar o mundo.
Vida noturna
Alguns restaurantes e lanchonetes também têm música ao vivo.
Conforme o sol vai sendo substituído pelas estrelas, o acústico vai dando lugar à bandas em bares mais agitados, aonde a festa vai noite adentro. Geralmente é cobrada a entrada, mas para quem chega cedo pode entrar de graça, e não precisar pagar quando o show começar. Em épocas de maior movimento, pagar é inevitável.
Réveillon
A virada do ano acontece na orla do Rio da Madre, aonde todos os turistas se encontram à meia noite para celebrar as novas 365 oportunidades que virão. Não há muita queima de fogos em respeito aos animais, mas alguns particulares trazem seus fogos e disparam, então há algum show à meia noite.
Os bares e pubs da orla abrem suas portas para eventos exclusivos, que costumam ficar na faixa entre 50 a 100 reais por pessoa. Quem não quiser pagar, aproveita a virada na orla do Rio também, tem espaço para todos.
Carnaval
O carnaval na Guarda do Embaú também fica bastante movimentado, com praia e pubs cheios de gente bonita.
O bloco do Ed Boll é clássico, todos os anos desfila pelas ruas da Guarda, mas é um bloco pequeno, mais familiar. A Guarda do Embaú não muda muito no carnaval, é um feriado cheio de turistas, com muita festa e muita música boa, bem parecido com o réveillon e outros feriados.