O que fazer
A parte acessível mais alta de toda a região. São aproximadamente 40 minutos de trilha, em mata fechada, mas sem grandes dificuldades. Pessoas que têm medo de altura podem sofrer um pouco, a trilha tem partes inclinadas e a pedra é bastante alta.
Uma caminhada pela orla da praia, passando por dunas, mata ciliar, animais de todos os tipos e vistas maravilhosas. Para os mais aventureiros, fazer na lua cheia durante o verão é uma boa pedida, por a lua cheia, na Guarda, nasce atrás do morro (no verão). Durante a caminhada para Gamboa, devido à curvatura, é possível ver a lua no mar, com a Guarda ao longe. Vista incrível e para pouquíssimos privilegiados!
Como é uma faixa extensa de areia – mais de sete quilômetros – poucas pessoas são vistas no local. Ou nenhuma pessoa. É uma conexão única com a natureza na Guarda do Embaú.
É a primeira praia que se chega pela trilha da Guarda, para quem quer praia sem precisar atravessar o Rio. São 5 a 10 minutos de trilha, que pode ser feita tranquilamente por crianças e idosos
Praia preservada e isolada, só se chega por trilha de 30 minutos a uma hora. Tem águas claras devido às características do mar no local, o que permite banhos de mar e surf enxergando a areia perfeitamente.
Vale onde turistas costumam acampar no verão, o local costuma ficar cheio de barracas. Tem uma pequena praia chamada Praia do Maço, onde geralmente as ondas são fracas e o banho de mar é refrescante. Chegar no Vale requer um certo empenho, a trilha dura entre 1,5 e 3 horas, dependendo do preparo físico de cada um. É uma trilha feita por morros e praias, então o caminhante passa por diferentes terrenos, sem grandes dificuldades, apenas poucas áreas de subida mais intensa.
Após o Vale, fica o vilarejo da Pinheira, onde há três praias de mar mais tranquilo – Praia de Cima, Praia de Baixo e Mar Aberto.
Partindo da Pinheira, chegar no Vale da Utopia é muito mais rápido, mas a trilha é bem menos bonita do que indo pela Guarda. Pela Pinheira não há tanta vista.
No caminho para a BR 101, há a sede da Polícia Ambiental, que cuida dos animais e do Parque do Tabuleiro. O acesso é gratuito, o visitante pode conhecer o trabalho da polícia e ver animais em situação de recuperação, como jacarés, capivaras, pássaros, macacos e pinguins.
Passeios pagos
Subir o Rio de Madre é entrar em um programa de televisão destes canais de natureza. Você vê apenas a natureza para todos os lados, o passeio fica ainda melhor quando o dono do barco desliga o moto. Além da boa conexão com a natureza, há também as histórias e ensinamentos que são contados durante o passeio pelo barqueiro. Bom programa para famílias.
Na Praia de Baixo, na Pinheira, há o passeio de barco que vai para perto de Florianópolis. O passeio passa pela Ilha da Fortaleza e próxima da praia de Naufragados, lugares onde há grandes chances de visualizar golfinhos pulando.
O voo duplo de parapente não está sempre à disposição na Praia da Guarda, depende da disponibilidade do piloto e das condições do tempo. Agora, se você tiver a chance de fazer, faça! São 15 minutos de um visual único da praia mais bonita de SC!