Lazer
Turista família
O Rio da Madre concentra a maior parte das famílias com crianças na Guarda do Embaú. Trata-se de um rio de água doce, que percorre as cidades de Palhoça e Paulo Lopes e desce no mar exatamente na Praia da Guarda.
Na maioria dos dias o Rio da Madre tem águas rasas e calmas, mas é importante seguir as orientações dos salva vidas e se afastar de áreas perigosas.
Em muitos pontos não há nenhum perigo, nem mesmo corrente, mas há locais com buracos fundos, correntes fortes e pedras, que podem surpreender principalmente as crianças. Se evitar estes locais, que são claramente demarcados pelos salva vidas, pode aproveitar o Rio com tranquilidade!
Turista namoro
A Guarda do Embaú, apesar de ser um vilarejo rústico, possui todo conforto e infraestrutura necessários. Casais que desejam ter mais conforto e curtir o momento a dois, podem aproveitar pousadas com estruturas impecáveis, com banheira no quarto, boa comida e até massagem!
De noite, restaurantes e bares oferecem cardápios variados, frutos do mar, comida japonesa, lanches e cardápios típicos.
Os namorados mais românticos ainda podem passear em praias desertas e locais muito pouco frequentados, mesmo na alta temporada. A caminhada pela orla por exemplo, leva a lugares quase sempre isolados, com exceção de algumas gaivotas, corujas e, eventualmente, tartarugas e pinguins que aparecem.
Turista Aventura
Trilhas são a primeira atração de quem gosta de adrenalina nas férias. A Pedra do Urubu fica no topo da Guarda, uma trilha de 30 minutos de subida, que leva ao visual mais impressionante da praia. Além da Pedra do Urubu, tem também opções de trilhas para a Prainha (uma hora), Vale da Utopia (2 horas), Praia do Maço (2 horas), Praia da Gamboa (2 horas), Prainha da Pinheira via costão (3 horas).
Outras opções na Guarda são os esportes, a praia é perfeita para quem gosta de surfar ou até velejar de kite nas ondas. No costão da Guarda formam-se esquerdas com tubos espetaculares, e no meio as direitas. Na Prainha também se formam ondas de direita com ondulação de sul, e a água é clarinha!
Os esportistas podem praticar também o Boulder no extenso costão da Guarda do Embaú. Há vias de todas as dificuldades e locais com ganchos para escalada. Na Pedra do Urubu, há também ganchos para a prática do Rapel.
Os voadores de plantão podem ver a Guarda em seu melhor ângulo, é só saltar de parapente na região do Vale da Utopia. Preste atenção no local, é de difícil acesso, procure se informar antes de ir. Durante a temporada, eventualmente pode-se voar de paramotor duplo, que parte da areia da praia e é para turistas. A disponibilidade depende das condições do tempo, principalmente do vento.
Turista festa
Na alta temporada tem festa pra todos! A Guarda fica lotada de pessoas bonitas de todo o Brasil e do mundo, a paquera rola solta!
Se o Tinder não der bons resultados, aproveite os bares com som ao vivo na orla do Rio da Madre. A música é variada, mas costuma ficar numa região entre o Reggae e o Rock, com sons como Pearl Jam, REM, o Rappa, Bob, Charlie Brown.
A alta temporada começa nos fins de semana de novembro e dezembro, tem seu pico no réveillon e nas primeiras semanas de janeiro. No carnaval o movimento também é forte, mas um pouco menor. Após o carnaval, os fins de semana continuam rendendo, enquanto ainda houver calor no sul.
Novembro e março costumam ser meses muito bons, pois o calor está forte e os preços estão fracos. Dá para aproveitar bem gastando pouco!