A Guarda do Embaú está localizada na cidade de Palhoça, Santa Catarina, aproximadamente 50 quilômetros de Florianópolis. O acesso é pelo km 242 da BR 101, logo após o pedágio para quem vem do sul, ou pouco antes para quem vem do norte. O pedágio fica exatamente no acesso para a Guarda.

Em dezembro de 2016, a Guarda do Embaú recebeu o título de Reserva Mundial de Surf, é a nona praia do mundo a receber tal reconhecimento e a primeira do Brasil. Foram três anos de batalha para conquistar o título, concebido pela Save the Waves Coalition, que só reconhece reservas as praias que tenham ondas de bom padrão internacional, como também consistência das ondas durante todo o ano e incentivo local à prática do Surf.

Além de Reserva Mundial do Surf, a Guarda também faz parte do do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior área de preservação do estado de Santa Catarina

guarda1-800x400

Para aproveitar a Guarda, há diversas opções de lazer e passeios à disposição do viajante. A praia principal fica logo após o Rio da Madre, então é preciso atravessar o rio caminhando, ou de barco, através das simpáticas bateiras dos moradores locais. O valor da travessa é R$ 3,00 por pessoa.

Quem não quiser se molhar e nem pagar o barco, pode pegar a trilha do costão, que chega até a Praia do Meio em 10 minutos de caminhada pela natureza.

guarda2-800x400
guarda3-800x400

Aquele que tiver mais empenho pode continuar a caminhada pelo costão, para vislumbrar visuais incríveis do mar e da Guarda do Embaú.

O costão todo passa por mais duas praias, a primeira se chama Prainha, a segunda Praia do Maço, que fica num local chamado Vale da Utopia.

Outra trilha que existe na Guarda é a trilha da Pedra do Urubu, ponto acessível mais alto da região, com um visual de deixar qualquer um boquiaberto.

guarda4-800x400

Conheça mais sobre a Guarda do Embaú viajando no menu abaixo. Aproveite!!